sexta-feira, 17 de maio de 2013

Homicídio cai pela 1ª vez em 9 meses e governo atribui a fim de resgate da PM?


Homicídio cai pela 1ª vez em 9 meses
e governo atribui a fim de resgate da PM?


Hoje, saiu uma reportagem no jornal O Estado de São Paulo informando a respeito da diminuição do índice de homicídios na capital paulista, de 7,8% em abril deste ano comparado ao mesmo período do ano anterior.

 O novo secretário de Segurança de SP, Fernando Grella Vieira, sedento de resultados se apressou em afirmar que "melhorou porque, preservando o local para perícia, você aumenta o número de casos esclarecidos. Aumentando o número de casos esclarecidos, há um efeito pedagógico, que faz crescer a punição efetiva e a sensação de que há conseqüências para os crimes. Medidas que vão esclarecendo e elucidando mostram que o Estado está atuando".
 
Essa redução ínfima de 103 casos para 95 em um único mês (+ de 3 dia) não deveria ser motivo de comemoração por parte da autoridade pública, muito menos atribuída a uma política que não guarda relação direta com o fato. Segundo, o próprio secretário "esse não é o único fator para explicar a queda. A polícia está trabalhando. Nesse período da resolução, a Rota está prendendo mais e apreendendo mais drogas. Foi recorde de prisão em dez anos: 27 mil foram presos em três meses". Número estranho tendo em vista que a capacidade carcerária do Estado de Paulo seja 102mil presos, tendo atualmente o dobro de ocupação.
 
Ao apresentar tal realização não se passa pela mente do secretário que ao acordar todas as manhãs ele possa ser um das três vítimas fatais da violência na cidade de São Paulo. O fato que os dados da SSP são mal estudados ou mal explicados. Quantos dos 95 homicídios em abril foram latrocínios? Quem eram as vítimas quem eram os bandidos?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário