terça-feira, 28 de maio de 2013

"Os mais pobres são precipitadamente criminalizados pela polícia"?


  A relação entre pobreza e crime no Brasil é tratada com tanta delicadeza que alguns cientistas sociais acreditam que a polícia é a principal fonte geradora de violência nos grandes centros urbanos.


  Em entrevista  para a CBN, a professora da UFABC e  pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Camila Dias, ao ser questionada  sobre se a redução dos homícidios em São Paulo seria resultante da medida adotado pelo governo estadual em não prestar socorro às vítimas, a  socióloga afirmou que mais do que a medida em si, a nova postura da atual gestão de segurança pública em demonstrar vontade de controlar as ações da Polícia Militar e combater eventuais abusos contribuiriam para tal.
 
 Ora, como assim? Que dizer a Polícia Militar é principal vetor da violência?

  Para exemplificar o papel da PM na produção da violência no Estado de São Paulo, a pesquisa afirmou que o binômio segurança/violência vive em um equilíbrio precário que irrompe em crises devido a reação dos BANDIDOS a letalidade da Polícia Militar.
 
  Isso é uma completa inversão de valores! É praticamente dizer que não haveria violência se a PM deixasse os bandidos trabalharem em paz.

 Para a professora Camila Dias, a redução da violência se passa pela mudança de postura da PM, segundo ela, a mesma protege só parte da sociedade, atuando de forma repressiva na periferia, i.e., "pobre é tido como bandido previamente pela polícia".
 
  A pesquisadora afirma ainda que os polícias que chegam a postos de comando na PMSP são justamente aqueles que possuem mortes em suas fichas, concluindo que não há punição para aqueles envolvidos nesses tipos de casos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário